A pirâmide de alimentos ao prato saudável na alimentação de crianças

Como deve ser o prato saudável na alimentação infantil, de acordo com especialistas de Harvard

Estefânia EstebanResponsable Multimedia29 de março de 2017

Estávamos acostumados a seguir a pirâmide alimentar na hora de planejar o menu de nossos filhos. Sim, essa pirâmide que diz que a base da alimentação deve ser composta por cereais e produtos lácteos.. e que no ápice devem ser reservados os doces e as guloseimas ( alimentos que somente você deve tomar muito de vez em quando).

Pois bem: a pirâmide alimentar foi alterado. Agora é um prato, um prato saudável. E isto é o que deve conter.

Como deve ser o prato saudável para crianças de frente para a pirâmide alimentar

Esta imagem, distribuída pelo Departamento de Nutrição da Universidade de Harvard, coloca em evidência a antiga e obsoleta pirâmide nutricional. No prato, já não há lugar para doces ou bolos. Só para vegetais e frutas, proteínas (cárnicas e legumes), cereais integrais… e, claro, água e óleo de oliva.

– Vegetais: De entre todos os alimentos incluídos, os mais importantes são os vegetais. Entre elas, incluem-se as batatas, sim, mas é claro que não devemos abusar de batatas fritas, e sim apostar por uma forma de desenvolvimento mais saudável (batatas cozidas, cozidas ou assadas).

– Frutas: As frutas são básicas. Nos dão vitaminas essenciais e, além disso, muita hidratação. No entanto, perdem peso frente ao aporte de legumes, que deve ser superior de acordo com esses especialistas.

– Proteínas: Seria o segundo grande grupo de alimentos em importância. E que alimentos são incluídos? Sim, as carnes são importantes (sobretudo as de ave), mas especificam que não se deve abusar da carne vermelha e limitar o consumo de carnes frias. Por contra, se deve aumentar o consumo de peixe e legumes.

– Cereais integrais: Outro ponto de destaque é a importância dos cereais integrais. É dizer: o pão, que seja integral. Também o arroz. Não estão dizendo que não possa consumir pão branco, mas que não devemos abusar dele.

– Água: E é claro, junto ao prato, destacam-se outros dois produtos essenciais: a água (também válida em forma de chá ou café). Aqui também se alerta sobre o consumo de lácteos. Quais as suas recomendações? Uma ou duas porções por dia.

– Óleo: O último grande produto ara uma dieta saudável é o azeite (de oliva, a ser possível, ou, também, de girassol ou de milho) , que supera a manteiga, a qual se deve evitar…

Também não esquecem os especialistas de Harvard, o endemoninhado açúcar, o que relegam a quase inexistência. Em numerosas ocasiões, lembram-se evitá-lo… tanto nas bebidas, como nos alimentos.

Como era antes da pirâmide alimentar e como é agora

Este é o antes e o depois da nossa pirâmide alimentar. Agora, as proporções de legumes e frutas aumentou, e muito. Teriam que ocupar metade do prato. Ou seja, a metade da nossa dieta. E também lhe dá mais importância ao consumo de proteínas de frente para os hidratos de carbono.

Os criadores do ‘prato nutritivo’ não descartam a pirâmide, sempre e quando se adapte e mude algumas proporções. Além disso, acrescentam que, junto ao prato saudável , devemos ter em conta a importância da atividade física e de outros complementos importantes, como a vitamina D e B12.

Os especialistas que criaram esta nova versão mais saudável da pirâmide, recomendam imprimir a imagem do prato saudável e colocá-lo bem à vista na cozinha. Não esqueça na hora de planejar o cardápio de seus filhos.

Pirâmide nutricional na dieta das crianças

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