Como lidar com o excesso de peso na adolescência

Como lidar com a obesidade em adolescentes.

Carlota Reviriego Nutricionista24 de julho de 2017

Com a chegada da adolescência, a opinião dos pais pode se tornar uma arma de dois gumes, e os conselhos podem ter o efeito desejado, como o completamente oposto de maneira um tanto imprevisível. A forma em que o adolescente recebe e processa as palavras de seus pais em referência ao que deve ou não comer, por exemplo, depende em grande medida da opinião que tem de si mesmo, e, infelizmente, às vezes é difícil saber ao certo qual é.

Enquanto que a obesidade ou o sobrepeso são fáceis de detectar, de outros transtornos como a anorexia nervosa ou bulimia não o são. Para complicar ainda mais a situação, a linha entre os dois extremos é muito fácil de se cruzar, e o passo de obesidade, bulimia ocorre com mais freqüência do que gostaríamos. No Guiainfantil.com damos-lhe algumas úteis diretrizes para lidar com o excesso de peso na adolescência.

Excesso de peso na adolescência: como ajudar os filhos

O adolescente com excesso de peso começa a ter consciência do seu corpo e do seu peso, com mais decisão que, durante a infância, o que pode fazer pender a balança para vários pontos:

– Se preocupa e quer perder peso com serenidade, começando a cuidar de sua alimentação e a mudar seus hábitos.

– Se ofusca em perder peso, o que quer fazer, a uma velocidade que não é saudável, evitando comer ou fazendo dietas extremas, e pode estar em risco de cruzar a linha para transtornos alimentares como a anorexia ou a bulimia.

– Foi pressionado por seu aspecto físico e se refugia em si mesmo e na comida, aumentando o risco de passar do excesso de peso na adolescência a obesidade ou de mudar de terço para os transtornos alimentares.

Em qualquer caso, nosso trabalho é tentar ajudar o jovem, oferecendo ao nosso filho ferramentas e opções para que mude seus hábitos alimentares e estilo de vida de forma progressiva.

– O exemplo é fundamental desde a infância. Se a criança cresce em um ambiente em que primam os hábitos de vida saudáveis, a sua tendência será segui-los. Se, no entanto, chegados a este ponto, isto não tem sido habitual, podem ser incorporadas mudanças graduais, como incentivar o exercício em família (caminhadas, bicicleta…), estabelecer o dia do pequeno-almoço ou de um jantar saudável (para fazê-lo diariamente, pouco a pouco) ou diminuir o tamanho das porções com mais gordura, em favor de outras mais saudáveis.

– Oferecer refeições balanceadas e não excessivamente calóricas, tentando que o prato contém sempre uma boa porção de alimentos que sejam de satisfação (tomate, alface, frutas com grande quantidade de água, legumes…).

– Tentar manter os horários para que não tenha necessidade de beliscar entre as refeições. Além disso, evitar as refeições pesadas e tentar que a ceia não seja imediatamente antes de deitar-se.

– Evitar ter de sumos e refrigerantes ao alcance, muito populares entre os adolescentes, já que o seu conteúdo em açúcar é muito elevado. Pelo contrário, a água não engorda e ajuda o metabolismo a funcionar sem problemas. Desta maneira limita-se a ingestão calórica bastante.

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