Decálogo da dieta mediterrânica

Recomenda-Se consumir sempre vegetais e cereais

Guiainfantil.com 10 de dezembro de 2015

A Dieta Mediterrânea se caracteriza pela abundância de alimentos vegetais, como pão, massa, arroz, verduras, legumes, leguminosas, frutas e frutos secos, que se situam na parte mais baixa da pirâmide nutricional. O emprego de óleo de oliva como principal fonte de gordura é outra de suas características fundamendamentales, junto a um consumo moderado de peixe, frutos do mar, aves, produtos lácteos (iogurte, queijos e ovos. Destaca-se o consumo de pequenas quantidades de carnes vermelhas.

Sua importância na saúde do indivíduo não se limita ao fato de que seja uma dieta equilibrada, variada e com um aporte de macronutrientes adequado. Os benefícios de seu baixo teor em ácidos gordos saturados e rico em monoinsaturados, assim como em carboidratos complexos e fibras, há que adicionar os derivados da sua riqueza em substâncias antioxidantes, essenciais para prevenir o envelhecimento.

A dieta mediterrânea e as crianças

No entanto, estudos recentes mostraram que apenas 20 por cento das crianças de 5 a 12 anos, cumpre as dicas sobre o equilíbrio de nutrientes da dieta mediterrânea. A alimentação pouco saudável e a falta de atividade física com regularidade, constituem as principais causas do excesso de peso e a obesidade, uma das doenças crônicas mais importantes.

Pensando nisso, é muito importante saber qual é o decálogo dadieta mediterrânea, como forma de alertar e sensibilizar os pais para a necessidade de seguir regras necessárias quanto à alimentação de seus filhos.

Decálogo da Dieta Mediterrânica

1 – Consumir alimentos vegetais em abundância: frutas, verduras, hortaliças, legumes e frutos secos. Recomenda-Se consumir cinco porções de frutas e legumes por dia.

2 – Os cereais: pão, macarrão, arroz e seus produtos integrais são alimentos essenciais para o seu alto teor em hidratos de carbono complexos e devem ser consumidos diariamente.

3 – Usar o azeite como gordura de eleição na elaboração e preparação de todo o tipo de pratos.

4 – Consumir pescado regularmente e ovos com moderação.

5 – Consumir diariamente uma quantidade moderada de produtos lácteos.

6 – Consumir ocasionalmente, carnes vermelhas e a ser possível fazendo parte de pratos à base de legumes e cereais.

7 – Preferência por alimentos pouco processados, frescos e elaborados para realçar o seu sabor, aroma, cor e textura.

8 – A fruta fresca deve ser a sobremesa habitual, e reservar os doces e sobremesas, doces para ocasiões especiais.

9 – A água é essencial em nossa dieta. O vinho é um alimento tradicional na dieta do mediterrâneo, mas deve ser tomado com moderação e sempre com as refeições.

10 – Levar uma vida ativa, realizando exercício físico diariamente ajuda a manter um peso adequado e aumentar os benefícios deste tipo de alimentação.

Como acostumar as crianças a comer legumes e frutas

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O número de bebês e crianças que têm uma alergia tem crescido nos últimos anos.

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