Dieta de verão para a mulher grávida

Que dieta deve seguir a mulher grávida durante o verão

Guiainfantil.com 20 de maio de 2015

Para enfrentar o verão grávida e nas melhores condições, é fundamental que se assegure-se de beber bastante líquido, pois uma boa hidratação é essencial para você e para seu bebê. Os sucos de frutas, cremes de legumes frescas como o gazpacho e o salmorejo, as saladas com uma equilibrada combinação de ingredientes, e as frutas frescas e naturais serão seus aliados na estação estival para combater os rigores do calor.

Dieta de verão durante a gravidez

Durante o verão, alguns sintomas próprios da gravidez, tais como náuseas e vómitos, próprios dos primeiros meses de gestação, unidos a um certo grau de falta de apetite provocado pelo calor podem alterar o apetite normal da futura mamãe. O calor propicia uma perda de líquido, que predispõe à desidratação, com todas as consequências que esse quadro pode desencadear na mulher grávida: hipotensão arterial, tonturas, desmaios… Por estas razões, nos dias de mais calor, é necessário selecionar os alimentos que fornecem todos os nutrientes e a hidratação necessária para evitar estas complicações. Se está grávida, o seguimento de uma dieta equilibrada é fundamental.

Alimentos para o verão

As frutas. São refrescantes e fáceis de consumir. Pode-Se comer inteiras, em sucos e sorvetes, nas refeições, sobremesas e lanches. Garantem um aporte adequado de vitaminas e minerais como a vitamina C, ácido fólico, potássio, vitamina A ou beta-caroteno, ferro, magnésio, e hidratos de carbono. Seu alto teor de líquidos ajuda a evitar as temidas deshidrataciones. É preferível consumi-las inteiras, porque eles mantêm seu conteúdo aquoso e todo o seu potencial nutritivo; e com casca, para preservar a sua riqueza em fibra.

Os legumes. São alimentos de baixa densidade calórica, ricos em fibras, vitaminas e minerais. Assim como as frutas, as verduras devem ser bem lavadas, sob o jato de água, evitando ter muito tempo de molho. Para cozinhá-las é conveniente fervê-las com pouca água, ou fazê-lo no vapor, apenas durante o tempo suficiente, para que percam a menor quantidade possível de nutrientes.

Os produtos lácteos. Não devem faltar na sua mesa por sua contribuição em cálcio, vitamina B2, D e proteínas. O iogurte é um excelente recurso para ser utilizado nas dietas de verão, pois é muito apetitoso, ao ser tomado frio e é mais fácil de digerir. Estas características tornam o iogurte em um alimento muito nutritivo e, ao mesmo tempo, refrescante. Na hora de comprar os iogurtes, é necessário que você escolha os mais baixos em gordura, que pode combinar com pedaços de frutas e/ou cereais. O leite e o queijo fresco também combinam muito bem com as frutas.

Alterações no apetite durante a gravidez

De acordo com a intensidade do calor e o estado mais ou menos avançado de gestação, é comum que muitas mulheres apresentam falta de apetite. Se você mantém vários dias, deve consultar o seu médico, mas se trata de algo passageiro, você pode seguir algumas dicas:

1. Distribui a comida em 5 vezes ao dia. Assim, você evitará sentir-se cheia rapidamente e a sensação de cansaço. Irá ajudá-lo a fazer melhor digestão. Come mais vezes, mas em menor quantidade.
2. Consome alimentos nutritivos. Durante a gravidez, é importante manter o equilíbrio entre as proteínas, as gorduras e os hidratos de carbono para que o seu bebé não lhe faltem nutrientes para o seu desenvolvimento. Cada um destes grupos de alimentos devem representar, pelo menos, 30 por cento das calorias totais da sua dieta. Portanto, segue essa máxima é de 35 por cento de carboidratos, 30% de gordura e 30% de proteínas.
3. Opte por pratos únicos. Em vez de comer o primeiro e o segundo prato separadamente, é melhor que optes por os pratos exclusivos e mais completos. Exemplo: legumes ou saladas com queijo; ovo, atum ou frango com arroz, massas, batatas ou legumes. Você deve sempre combinar um alimento proteico (carne, peixe ou ovos) com um alimento energético (farináceos).
4. Teste diferentes e variados alimentos. Com a gravidez transforma o sentido do olfato e mudam os gostos pela ação de hormônios. Teste outros alimentos para estimular o apetite.
5. Bebe líquidos fora das principais refeições. Consuma pelo menos dois litros de água, a fim de evitar a desidratação.
6. Come em um ambiente agradável e, se possível acompanhada.
7. Realiza exercício físico antes das refeições. Dar um passeio antes de comer, geralmente abre o apetite.

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