Dieta mediterrânea durante a gravidez para prevenir a espinha bífida

Ácido fólico para a prevenção da espinha bífida em bebês

Guiainfantil.com 05 de novembro de 2015

Os defeitos de fechamento do tubo neural fazem parte os defeitos congênitos mais comuns nos recém-nascidos. Cerca de 50 por cento destes defeitos , devem-se a deficiências nutricionais, entre elas o défice de ácido fólico.

O ácido fólico é uma vitamina do grupo B, que pode evitar até 70 por cento de alguns defeitos de nascimento graves, no cérebro e na coluna vertebral do bebê.

A espinha bífida, um defeito de fechamento da coluna, o que pode resultar em paralisia da parte inferior do corpo, a falta de controle do intestino e da bexiga, e dificuldades de aprendizagem.

Ácido fólico ou vitamina B9 na dieta durante a gravidez

O nome de ácido fólico vem do latim folium, que significa folha. Cerca de 60 por cento dos folatos ingeridos na dieta vem dos vegetais, cereais e frutas; enquanto que 40 por cento restante vem de carnes, peixes e produtos lácteos. No entanto, a sua absorção pelo organismo é bastante deficiente, já que, por um lado, as bactérias intestinais sintetizam apenas pequenas quantidades de ácido fólico e, por outro, é uma vitamina que se perde facilmente com a cozedura dos alimentos.

O ácido fólico na dieta mediterrânica para a grávida

Um estudo realizado pelo Centro Médico Erasmus, da Holanda, revelou que existe uma relação entre uma maior ingestão de frutas, legumes, peixes e óleos vegetais, como o azeite de oliva e uma redução significativa das chances de ter um bebê com espinha bífida. Todos esses alimentos fazem parte da dieta mediterrânica e possuem um teor em ácido fólico, mais elevado que o resto. Está presente em uma grande variedade de alimentos, mas nem todos têm a quantidade que precisamos. Estes são os produtos mais ricos em ácido fólico:

Vegetais: vegetais de folhas verdes. Espinafre, couve, endivias, acelga, aspargos ou brócolis.
Leguminosas: feijões secos, grão de bico, lentilhas e feijões.
Cereais: trigo, arroz e milho. Acima de tudo, os integrais.
Frutas: laranjas, melão, limão e banana.
Carnes: fígado de frango e vitela.
Frutos secos: amendoins e nozes.
Batatas

Benefícios saudáveis do ácido fólico na gravidez

O ácido fólico é uma vitamina hidrossolúvel do complexo B, que é fundamental para manter o corpo saudável. Possui propriedades antianémicas, fortalece o sistema imunológico, previne doenças cardiovasculares e reduz a possibilidade de desenvolver câncer de cólon, útero e da mama. Durante a gravidez, é necessário para a formação do cérebro e da medula espinhal do feto. Sua falta pode afetar o coração, o sistema nervoso e para a formação do feto e causar anemia, diminuição da fertilidade, emagrecimento, palidez, fraqueza, diarréia, falta de memória ou mau humor.

Como aproveitar melhor o ácido fólico

O álcool, o tabaco, o açúcar, alguns medicamentos, cozinhar demais os legumes e até mesmo o estresse, são fatores que dificultam a sua absorção.

Cozimento. Os folatos são muito sensíveis a cozedura. O calor provoca grandes perdas na atividade desta vitamina. Portanto, os endocrinologistas recomendam o consumo de frutas e verduras frescas ou crus sempre que possível, para que não percam suas propriedades. Se as cueces, faça isso durante pouco tempo e tampe a panela.
Conservação. Os produtos congelados não diminuem a qualidade dos nutrientes, mas é aconselhável que os alimentos estejam pouco processados. Tanto os sucos como as frutas devem ser rápido, já que os 20 minutos se perdem as vitaminas.
Medicamentos. Certos medicamentos podem interferir com a absorção ou a via metabólica do ácido fólico: antiácidos, sulfassalazina, colestiramina, anticonvulsivantes, alguns antibióticos e contraceptivos orais.
Maus hábitos. O álcool, o tabaco e a ingestão excessiva de açúcar impedem uma correcta absorção.

Marisol Novo.

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