Dieta para engravidar

Os nutrientes necessários para conceber um bebê

Guiainfantil.com 13 de fevereiro de 2018

Se você está querendo ter um bebê é necessário que você começar a cuidar da sua alimentação de três meses antes de ficar grávida. Alguns nutrientes são essenciais para aumentar a sua fertilidade, para manter-se em boa forma, do seu estado de saúde e para favorecer seu futuro bebê encontre as substâncias de que necessita para o seu desenvolvimento.

Agora mais do que nunca, é quando você tem que cuidar do que você come e pensar que é o que não deve comer. Os alimentos e sua composição afetam todo o organismo, mas seus efeitos não são visíveis imediatamente. As mudanças nos hábitos alimentares são significativos e têm os efeitos desejados no corpo de três meses a um ano depois de ter iniciado. Esta é a dieta para engravidar.

Os nutrientes necessários para engravidar

Portanto, para enfrentar a gestação em um bom estado de saúde, descubra quais são os nutrientes necessários que devem circular pelo seu corpo e que você vai dividir com o seu bebê quando chegar o momento:

1. Ácido fólico. As lentilhas, os aspargos, espinafre, feijão pintas, amendoim, frutas cítricas, brócolis, alface, acelga, espinafre e o pão e os cereais preparados com trigo integral são ricos em ácido fólico, um nutriente que não deve faltar na sua dieta, se você está querendo ficar grávida. Esta vitamina do grupo B, ajuda a prevenir defeitos no tubo neural (cérebro e medula espinhal), como a espinha bífida, quando se começa a tomar três meses antes e durante as primeiras semanas de gravidez. No entanto, esta vitamina se perde facilmente com a água de cozedura e, por isso, é aconselhável tomar ácido fólico em suplementos de 400 microgramas, acompanhados de uma dieta saudável e rica em folatos diariamente.

2. Omega 3. Os ácidos gordos Omega 3 são necessários para aumentar a fertilidade. Estão presentes nas gorduras saudáveis do peixe e encontram-se em maior quantidade nas variedades de peixe. Os camarões, o atum e o salmão são os produtos do mar, que menos conteúdo em mercúrio apresentam, mas que contêm quantidades importantes de Omega 3. E é que, enquanto que os ácidos graxos são necessários para o bom funcionamento do ovário, o mercúrio é tóxico para o bebê. Se preferir uma fonte vegetal de Ômega 3, as sementes de linhaça são ricos nestes ácidos graxos ômega-3 e são fáceis de encontrar em lojas de alimentos naturais.

3. O ferro. Este mineral é essencial para a formação de glóbulos vermelhos. Combinado com o oxigênio produz a hemoglobina, uma proteína que se encarrega de transportar o oxigênio que chega aos pulmões até as células do organismo. Também é um elemento essencial para a síntese do colágeno, uma proteína que se encontra nos ossos, cartilagens e outros tecidos conectivos. A ingestão de ferro durante a gravidez é muito importante, já que a mãe usa o 50 por cento para aumentar a quantidade de sangue e o resto do ferro é usado para o feto e da placenta para o seu desenvolvimento. Portanto, aumenta o seu consumo de carne, especialmente carne vermelha. Lembre-se que o ferro é melhor assimilada em combinação com a vitamina C, assim que, não esqueça de tomar tomates ou frutas cítricas na mesma refeição sempre que degustes um prato de carne.

4. Alimentos integrais. No processo de refinamento do grão perdem-se 17 nutrientes essenciais, que estimulam a fertilidade, como as vitaminas do grupo B, ferro e antioxidantes. Se você tem planos de conceber um filho, é recomendável incluir na sua dieta uma tigela de cereais integrais no café da manhã, um par de torradas de pão de trigo integral no almoço ou no lanche da tarde e uma porção de macarrão de trigo integral no jantar.

5. Vitaminas e minerais. São essenciais para ajudar o corpo a aproveitar a energia que fornecem os alimentos. Também têm a função de reparar e manter as células e os tecidos. As frutas e os legumes são alimentos ricos em vitaminas e minerais, e não devem faltar em sua dieta se você quiser ficar grávida. Pela sua riqueza em fotoquímicos e antioxidantes neutralizam os radicais livres, que são moléculas nocivas que atacam o organismo e que estão presentes na poluição ambiental, e que podem produzir danos aos órgãos reprodutores. As frutas e vegetais de cores vivas estão carregadas de nutrientes. Torne-se o propósito de comer 5 porções por dia de frutas ou legumes.

Marisol Novo. Guiainfantil.com

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