Dieta para grávidas com baixo peso

Menu semanal para mulheres grávidas que estão abaixo do peso normal

Cristina Abascal Farmacêutica e nutricionista27 de agosto de 2018

A desnutrição materna, tanto antes da concepção e durante a gestação está associada a um maior risco para a futura mãe e para o bebê. Os especialistas determinaram que as mulheres com um índice de massa corporal inferior a 18,5 são mais propensas a ter um parto prematuro ou um bebê de baixo peso ao nascer.

Calorias que você deve ingerir uma grávida com baixo peso

Há certos fatores que têm sido associados a uma insuficiente ganho de peso gestacional, tais como a pobreza, a gravidez em adolescentes, abuso, dietas restritivas ou de perturbações do comportamento alimentar, entre outros.

O ganho de peso durante a gravidez deve ser definida especificamente para cada mulher, tendo em conta o peso pré-gestacional. No caso de baixo peso da gestante, deve-se recomendável aumentar em 150 calorias por dia para o primeiro trimestre de gestação, 300 calorias por dia para o segundo e 500 calorias diárias terceiro trimestre.

Cardápio elaborado por Cristina Abascal, Nutricionista

Dieta para grávidas com baixo peso

Pequeno-almoçoa meio da manhãAlmoçoLancheJantarSegunda-feiraCafé da manhã

Suco de fruta. Copo de leite integral com café descafeinado ou cacau. Duas fatias de pão integral torrado com um pouco de azeite de oliva e tomate natural triturado.

Meio da manhã

Uma barra de cereais e uma peça de fruta.

Comida

Salada tropical. Filé de frango grelhado com batatas. Iogurte natural

Lanche

Um iogurte natural bebido e 3 biscoitos de chocolate e laranja.

Jantar

Caldo de peixe. Omelete fofo com presunto. Um chá de ervas (Camomila)

Terça-FeiraCafé Da Manhã

Suco de fruta. Copo de leite integral com café descafeinado ou cacau. Quatro biscoitos tipo digestive ou 2 puñaditos de cereais integrais.

Meio da manhã

Um punhado de frutos secos e uma peça de fruta.

Comida

Batatas assadas no forno com feijão e queijo. Melancia ou Melão.

Lanche

Suco de fruta e um sanduíche de peru e queijo.

Jantar

Acelgas cozidas, Lulas à romana. Um chá de ervas (Camomila)

Quarta-FeiraCafé Da Manhã

Um kiwi. Copo de leite integral com café descafeinado ou cacau. Dois cupcakes.

Meio da manhã

Um iogurte sabor bebido e uma peça de fruta.

Comida

Esparguete carbonara com espinafre. Iogurte natural.

Lanche

Compota de pêra e um punhado de frutos secos.

Jantar

Alcachofra ao vinagrete. Medalhões de pescada no seu suco. Um chá de ervas (Camomila)

Quinta-FeiraCafé Da Manhã

Suco de fruta. Copo de leite integral com café descafeinado ou cacau. Dois bolinhos de leite.

Meio da manhã

Uma barra de cereais e uma peça de fruta.

Comida

Creme de marisco. Bife grelhado com batatas. Fruta.

Lanche

Um iogurte com pedaços de frutas, cereais e frutos secos.

Jantar

Salada com tiras de frango grelhado, tangerina e amêndoas. Um chá de ervas (Camomila)

Sexta-FeiraCafé Da Manhã

Um kiwi. Copo de leite integral com café descafeinado ou cacau. Quatro biscoitos tipo digestive ou 2 puñaditos de cereais integrais.

Meio da manhã

Um punhado de frutos secos e uma peça de fruta.

Comida

Cogumelos grelhados. Costeletas de peru com molho de soja. Fruta.

Lanche

Um iogurte natural bebido e 3 biscoitos de chocolate e laranja.

Jantar

Sopa de macarrão, Sanduíche de presunto e queijo. Um chá de ervas (Camomila)

Segunda-FeiraCafé Da Manhã

Suco de fruta. Copo de leite aprende com café descafeinado ou cacau. Panquecas com mirtilos e mel ou xarope.

Meio da manhã

Uma barra de cereais e uma peça de fruta.

Comida

Massa de alho-poró e enguias. Pechuguitas de frango ao limão. Salada de frutas.

Lanche

Suco de fruta e pão com queijo e nozes.

Jantar

Truta recheada de escalibada é. Um chá de ervas (Camomila)

DomingoCafé Da Manhã

Um kiwi. Copo de leite integral com café descafeinado ou cacau. Duas Fatias de pão integral torrado com um pouco de azeite de oliva e tomate natural triturado.

Meio da manhã

Um iogurte sabor bebido e uma peça de fruta.

Comida

Puré de legumes. Cordeiro com batata e a maçã. Iogurte natural.

Lanche

Shake caseiro refrescante e 3 biscoitos de chocolate.

Jantar

Burritos mexicanos e uma salada verde. Um chá de ervas (Camomila)

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