Dieta para grávidas com diabetes gestacional

Menu semanal para mulheres grávidas com níveis altos de açúcar

Cristina Abascal Farmacêutica e nutricionista23 de abril de 2018

A Diabetes Gestacional é um tipo de diabetes que só se desenvolve durante a gravidez. É considerada uma das doenças mais comuns da gravidez, no caso das mulheres latinas, por questões genéticas, o percentual é ainda maior.

A diabetes gestacional geralmente não apresenta nenhum sintoma, por isso é que quase todas as mulheres grávidas fazem um teste chamado teste de tolerância à glicose entre as 24 e as 28 semanas para determiná-lo. Se a Diabetes Gestacional não é tratada adequadamente pode ter consequências muito graves a curto e longo prazo para o bebê e a mãe.

A alimentação da grávida com diabetes gestacional

Para manter seus níveis de glicose no sangue sob controle, é aconselhável que você siga algumas orientações durante a sua gravidez:

Siga uma dieta equilibrada e variada. Desta forma, o açúcar no seu sangue permanecerá mais estável se a sua comida é distribuída de forma equilibrada ao longo do dia e de forma consistente de um dia para o outro.

– É importante tomar um bom café da manhã. Os níveis de açúcar no seu sangue estão normalmente mais não compensados pela manhã. Para manter seus níveis em um nível aceitável, pode ser que você tenha que restringir os hidratos de carbono (pães, cereais, frutas e leite) e aumentar a sua ingestão de proteína.

– Inclui alimentos com muita fibra (frutas, vegetais, pães integrais, cereais, leguminosas). Estes alimentos são absorvidos de forma mais lenta do que os hidratos de carbono simples (farinha branca ou o açúcar), e ajudará a manter os níveis de açúcar no seu sangue não se situem muito rápido após as refeições.

Limita os alimentos e bebidas que contenham açúcares simples (doces, doces, refrigerantes, leite). Essas refeições podem elevar rapidamente o seu nível de açúcar no sangue.

– Faça exercício. Os estudos também mostram que o exercício moderado ajuda o corpo a processar a glicose e faz com que os níveis de açúcar no sangue estejam em seu nível adequado.

NOTA: O menu deve ser ajustada periodicamente com um profissional, tendo em conta o aumento de peso, as glicemias, as preferências e as dificuldades que se apresentaram para cumpri-lo.

Cardápio elaborado por Cristina Abascal, Nutricionista.

Dieta para grávidas com diabetes gestacional

Pequeno-almoçoa meio da manhãAlmoçoLancheJantarSegunda-feiraCafé da manhã

Copo de leite semidesnatado com café descafeinado ou cacau light. Dois puñaditos de cereais integrais.

Meio da manhã

Um pequeno pedaço de pão integral com presunto cozido e uma peça de fruta.

Comida

Salada de batata. Frango assado ao limão. Pera.

Lanche

Iogurte natural sem açúcar e 2 biscoitos integrais.

Jantar

Salada verde. Sardinha com tomate. Maçã.

Terça-FeiraCafé Da Manhã

Copo de leite semidesnatado com café descafeinado ou cacau light. Fatia de pão integral torradas com geléia sem açúcar.

Meio da manhã

Um pequeno pedaço de pão integral com peito de peru e uma peça de fruta.

Comida

Creme de cogumelos. Dourada no forno com tomatitos Cherry. Salada de frutas.

Lanche

Iogurte natural sem açúcar e 2 biscoitos integrais.

Jantar

Tomate aliñado. Almôndegas com cebola sofrita. Pera.

Quarta-FeiraCafé Da Manhã

Copo de leite semidesnatado com café descafeinado ou cacau light. Biscoitos sem açúcar.

Meio da manhã

Um pequeno pedaço de pão integral com atum e uma peça de fruta.

Comida

Macarrão com espargos selvagens salteados. Peru com ameixas. Pêssego.

Lanche

Iogurte natural sem açúcar e um punhado de frutos secos.

Jantar

Medalhões de pescada com molho de camarão e ervilhas. Morangos.

Quinta-FeiraCafé Da Manhã

Copo de leite semidesnatado com café descafeinado ou cacau light. Fatia de pão integral torrado e uma fatia de peru.

Meio da manhã

Um pequeno pedaço de pão integral com geléia sem açúcar e uma peça de fruta.

Comida

Salada mista. Sépia ao forno com batatas. Laranja.

Lanche

Iogurte natural sem açúcar bebido e biscoitos salgados.

Jantar

Menestra de legumes. Fita de lombo com pêras.

Sexta-FeiraCafé Da Manhã

Copo de leite semidesnatado com café descafeinado ou cacau light. Dois puñaditos de cereais integrais.

Meio da manhã

Um pequeno pedaço de pão integral com presunto cozido e uma peça de fruta.

Comida

Alcachofras recheadas ao forno. Bife grelhado. Toranja.

Lanche

Iogurte natural sem açúcar e 2 biscoitos integrais.

Jantar

Salada morna de enguias. Ameixas.

Segunda-FeiraCafé Da Manhã

Copo de leite semidesnatado com café descafeinado ou cacau light. Biscoitos sem açúcar.

Meio da manhã

Um pequeno pedaço de pão integral com atum e uma peça de fruta.

Comida

Arroz com frango, abobrinha e legumes. Laranja.

Lanche

Gelatina de fruta e um punhado de frutos secos.

Jantar

Salmão com molho de iogurte e pepino. Morangos.

DomingoCafé Da Manhã

Copo de leite semidesnatado com café descafeinado ou cacau light. Fatia de pão integral torrado e uma fatia de peru.

Meio da manhã

Um pequeno pedaço de pão integral com geléia sem açúcar e uma peça de fruta.

Comida

Lentilhas para a jardineira. Peito de frango grelhado. Uvas.

Lanche

Iogurte natural bebido sem açúcar e 2 biscoitos integrais.

Jantar

Pescada grelhado com pimentos de refere. Pera.

Que provas médicas são feitas para as grávidas

Promovido

A resiliência é a capacidade do ser humano para enfrentar qualquer situação, mesmo as mais adversas, de forma positiva.

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As referencias deste artigo foram retiradas do site: Valéria Popular Esteticista e Emagrecimento

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