Dieta saudável para mulheres grávidas

Alimentos ricos em nutrientes para uma alimentação equilibrada durante a gestação

Alba Caraballo FolgadoEditora jefe25 de maio de 2016

Se você está grávida e tem dúvidas sobre que tipo de alimentação é a mais completa tanto para ti como para o correto desenvolvimento do bebé, aqui você tem algumas idéias sobre os nutrientes que você inserir em sua dieta e em quais alimentos você pode encontrá-los. Encontrar o equilíbrio certo entre uma alimentação saudável e o ganho de peso adequado é possível. Terás de tentar adquirir o costume, desde o primeiro trimestre de gestação, de levar uma dieta saudável e continuar com ela ao longo de toda a gravidez.

Como é uma dieta saudável para as grávidas?

O corpo humano necessita de nutrientes para se manter saudável e coleta de diferentes alimentos. Já que a gravidez é um momento especial em que a mulher tem que prestar especial atenção à sua saúde, é importante que você inclua na dieta alimentos que contenham nutrientes.

Os nutrientes são divididos em cinco grupos: proteínas, hidratos de carbono, gorduras, vitaminas e minerais. Para garantir os nutrientes necessários em sua dieta saudável de uma grávida terá de incluir alimentos que pertencem a estes grupos:

– Proteínas: servem para que o corpo possa se manter e reparar a si mesmo. É encontrada em carnes magras, carnes de aves, peixes, frutos do mar, legumes, ovos e nozes.

– Hidratos de carbono: são a principal fonte de energia do corpo humano. Os mais recomendados para a grávida estão presentes nas massas, arroz, bolachas, cereais, pão integral, grão-de-bico, cerejas ou morangos.

– Gorduras: uma mulher grávida precisa de ácidos graxos, durante toda a gravidez, já que são fundamentais para o crescimento do feto. Você pode encontrá-los, sobretudo em peixes, frutos secos ou azeite de oliva.

– Vitaminas: provavelmente o ginecologista se haverá prescrito um suplemento multi-vitamínico para assegurar o fornecimento durante toda a gravidez e que possa garantir a manter uma dieta saudável. No entanto, pode ajudar a incluir em sua dieta o ácido fólico (vitamina B) presente em vegetais de folhas verdes, frutas cítricas, banana e pão. As frutas, ricos em vitaminas têm de ser um pilar da sua alimentação, consuma entre 2 e 4 peças por dia. E, só de sair ao ar livre, você começa a vitamina D, já que vem da luz solar.

– Minerais:ferro, iodo, zinco, magnésio e potássio são minerais recomendados durante a gestação. Imaginando onde encontrá-los. As carnes vermelhas, legumes e frutos secos são ricos em ferro, o iodo, o que você recebe de sal, camarão ou sardinha, o zinco está presente em frutos do mar e o cálcio no leite.

Um menu saudável para criança

Um exemplo de uma dieta saudável para as grávidas poderia ser esta:

Café da manhã: suco de laranja natural, uma torrada integral com azeite, uma tigela de leite com fresones e cereais

– A meio da manhã: uma maçã e um iogurte

– Comida: lentilhas com verturas, papillote de peixe branco (no forno embrulhado em papel de prata on cebola, tomate, sal e óleo) e melão

– A meio da tarde: um sanduíche de queijo com baixo teor de gordura com uma rodela de tomate, azeite e orégano e uma peça de fruta

– Jantar: uma salada, frango grelhado e uvas

Além disso, durante todo o dia, terás de ir bebendo água para ficar hidratado, recomenda-se consumir durante a gravidez, pelo menos, 2 litros, pode, em qualquer caso, tomar sucos para obter os líquidos necessários para conseguir manter uma dieta saudável durante a gestação.

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