Dieta vegetariana para crianças

Dicas e cuidados para seguir uma dieta vegetariana

Guiainfantil.com 29 de maio de 2015

Compor uma dieta vegetariana equilibrada para as crianças é uma missão difícil para os nutricionistas e nela devem colaborar com os pais.

Os especialistas em nutrição recomendam que a dieta de crianças vegetarianos deve ser muito restritiva em relação a grupos de alimentos para garantir que contém todos os nutrientes essenciais (proteínas, hidratos de carbono e gorduras) que as crianças necessitam para o seu crescimento e desenvolvimento, sejam vegetarianos ou não.

Uma dieta vegetariana adequada para as crianças

As crianças têm poucas exigências nutricionais muito diferentes do que os adultos, devido a que o seu organismo está em constante crescimento. Devido a que a multiplicação de células no corpo das crianças ocorre com regularidade por causa de seu desenvolvimento, em peso e tamanho, é necessário cobrir as suas necessidades nutricionais com um amplo grupo de alimentos.

1. As refeições principais. O pequeno-almoço, almoço e jantar, devem fornecer energia, proteína, vitaminas e minerais, a criança. Onde as vão encontrar? Pois em alimentos como cereais e derivados, tubérculos, leguminosas, azeite e sementes, frutos secos e alguns doces. Também se encontram no leite e derivados, ovos, assim como as frutas, verduras e legumes.

2. Combinação de alimentos. Considerar importante a digestibilidade dos alimentos, bem como a qualidade protéica. A combinação de alguns alimentos com os outros, pode fornecer uma proteína mais completa.

3. Necessidades nutricionais. Quanto mais pequena for a criança, mais exigências nutricionais terá. Apesar de sua capacidade de estômago seja mais limitada, os alimentos terão que fornecer calorias e nutrientes suficientes em um pequeno volume. Não deve haver exagero em alimentos ricos em fibras, o que resulta em gases e até mesmo diarréia.

4. Ácidos gordos essenciais. A dieta deve ter alimentos ricos em ácidos graxos essenciais e da família ômega 3, presentes nos frutos secos e óleos de sementes.

5. Alimentos ricos em cálcio. O cálcio é absorvido pela criança no consumo de leite e derivados. Sua assimilação dependerá muito da vitamina D, tão presente também no leite. A exposição controlada ao sol, assegura a formação endógena de vitamina D.

6. O ferro da dieta. Se a dieta inclui ovos, cereais e legumes, não existe o perigo de que a criança seja deficiente em ferro. Em caso contrário, a criança pode desenvolver anemia.

Etapas de uma alimentação vegetariana para crianças

O leite materno ou adaptado sempre será a mais importante fonte de nutrição para o bebê. A introdução de outros alimentos deve começar em cerca de 3 meses de idade, segundo o grau de desenvolvimento e as necessidades nutricionais do bebê. Conheça um pouco mais sobre as propriedades de alguns nutrientes:

1. O ferro. É importante durante o desmame, pois o leite é uma fonte pobre de ferro. Depois dos 6 meses de idade, o bebê pode experimentar alimentos ricos em ferro, como é o caso das ameixas, damascos, lentilhas, cereais, feijão e hortaliças, e muito verdes. Para melhor absorção, é recomendável que consuma acompanhado pela vitamina C, encontrada em alimentos cítricos.

2. Cálcio. O leite materno ou adaptado contém todo o cálcio de que o bebê necessita. Após o desmame, o leite de vaca, de soja e derivados como o queijo, bem como os grãos e frutos secos, que são uma boa fonte de cálcio.

3. Proteínas. O leite materno ou adaptado são uma boa fonte de proteínas, que devem estar equilibrada para a obtenção de uma correta proporção de aminoácidos. Você pode obtê-lo combinando um cereal com feijão ou lentilhas, cereais com frutos secos ou sementes, etc.

4. Energia. Certifique-se de que o seu bebê toma alimentos energéticos concentrados nas lentilhas, óleo vegetal, abacate, queijo, frutos secos, etc.

5. Vitamina B12. Encontrada principalmente em alimentos de origem animal. Os bebês vegetarianos podem obter vitamina B12 de alguns leites de soja, extrato de levedura baixa em sal ou hambúrgueres vegetais.

6. Vitamina D. A vitamina D é encontrada em produtos lácteos, ovos, margarina, cereais, e é produzida pela ação da luz solar sobre a pele. Inicialmente, os bebês recebem a vitamina D do leite materno ou adaptado.

Como acostumar as crianças a comer legumes e frutas

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