Educação para prevenção da obesidade em crianças

Como educar as crianças para prevenir o excesso de peso

Carlota Reviriego Nutricionista03 de abril de 2018

Os pais não somos, em nenhum momento, nem os remorsos, nem o alívio dos distúrbios alimentares ou a obesidade em crianças, adolescentes, na maioria dos casos, mas podemos controlar uma parte do ambiente em que a criança se move, pelo menos do ponto de vista da alimentação para evitá-los, na medida do possível. Estes consejos de educação para prevenir a obesidade em crianças podem ajudar.

Dicas para prevenir a obesidade em crianças

– Incutir valores que não devem se concentrar no aspecto físico. Embora pareça óbvio, não o é tanto, porque não são só as palavras, mas os atos que podem dar a mensagem errada. Um simples olhar de reprovação quando a criança é servido um segundo prato de massa ou quando pergunta pela terceira vez, quando será a hora do jantar pode fazer você se sentir envergonhado sobre suas necessidades nutricionais e criar um problema maior.

– Não ter vergonha do próprio corpo. É claro que cada um de nós somos diferentes e assim é o nosso corpo. Levando uma alimentação equilibrada damos exemplo aos nossos filhos sobre algo tão importante como a saúde nutricional, mas se o fazemos em um ambiente em que a criança ouve como nos sobram quilos, como nós não gostamos de certas partes de nosso corpo, ou como não podemos colocar-nos um fato de banho no verão estamos dando uma idéia errada a par do que contraditória.

– Classificar as refeições em boas e más. Sim, há alimentos que são melhores e outros que são piores mas, em moderação, todos podem consumir, mesmo que seja em ocasiões especiais. Idealizar as frutas e legumes e demonizar as gorduras ou o pão não é saudável, já que as gorduras, assim como os hidratos de carbono são necessários para o organismo. Ensiná-los a distinguir entre os diferentes grupos alimentares e a determinar o que as quantidades podem ser apropriadas de cada um deles pode dar-lhes a confiança suficiente para evitar a obesidade, como os distúrbios alimentares, além de educá-los em hábitos alimentares adequados.

– Fazer o exercício para perder peso ou ganhar massa muscular. Fazer exercício é sempre um hábito saudável, mas é melhor fazê-lo pelas razões certas. Perder peso ou aumentar a musculatura não são motivos para exercitar-se até não poder mais, um passeio na natureza para respirar ar puro, um jogo de basquete com os amigos para estreitar os laços ou desconectar e queimar a energia extra quando o stress dos exames espreita, são razões muito mais adequadas.

– Fazer dieta. As quantidades de macronutrientes, micronutrientes ou energia que uma criança deve comer são determinadas pela sua idade, peso, estatura e atividade física. Se a criança tem excesso de peso ou baixo peso, e é conveniente, deve ser um profissional de nutrição o que decidir de que mudanças são necessárias em sua alimentação.

– Não cuidar de sua auto-estima. Os pais somos, em muitos casos, responsáveis de como são avaliados os nossos filhos, não só com o nosso exemplo, mas com a nossa maneira de tratá-los. Estar pendentes de como se sentem os nossos filhos é a melhor maneira de detectar qualquer problema alimentar antes que se faça mais.

Obesidade em crianças. Causas, consequências e tratamento

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A resiliência é a capacidade do ser humano para enfrentar qualquer situação, mesmo as mais adversas, de forma positiva.

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