Exercício físico ajuda a combater a depressão antes e depois do parto

Exercício físico ajuda a combater a depressão antes e depois do parto

Vilma MedinaDirectora de Guiainfantil.com06 de junho de 2016

Não há dúvida de que o exercício físico bem controlado melhoria da qualidade de vida, cria hábitos mais saudáveis, e ajuda a manter um bom estado de saúde física e mental. Alguns estudos mostram que o exercício físico moderado e regular durante as diferentes etapas da gravidez, também pode reduzir o risco de sofrer de depressão antes e depois do parto, de uma forma saudável e eficaz.

O exercício físico durante a gravidez

De fato, há pouco a sexóloga Maria Felipa Gea Lopes lembrou que o ejercico, praticado de forma regular, melhorar não só a flexibilidade muscular da mulher grávida, como também a sua resistência física e força. Além disso, gera uma sensação de bem-estar, graças à liberação de endorfinas.

É um grande erro que as mulheres grávidas fiquem inativas durante e depois do período de gestação, já que a ansiedade e a deterioração das mulheres quando está esperando um bebê são consequências, em muitos casos, a insatisfação que sentem com as mudanças físicas no seu corpo. O exercício físico melhora a concepção da imagem corporal e influencia positivamente na auto-confiança e o ânimo em mulheres grávidas, sem que elas tenham que recorrer a terapias e medicamentos antidepressivos.

Com apenas 120 minutos de exercícios moderados, regulares, não forçados por semana, a mulher pode evitar uma possível depressão que, hoje em dia, atribui a 11 por cento das mulheres durante o período pré-natal, e entre 9 e 16 por cento após o parto. Hoje, em muitas academias de ginásios, já é possível contar com diversas opções voltadas para a mulher grávida, como é o caso do Pilates durante a gravidez, os exercícios labirinto, yoga para grávidas, além do Shiatsu, uma massagem muito relaxante, embora a natação e caminhada são os exercícios aeróbicos mais recomendados e essenciais durante o prostrado, pois o fortalecimento do sono pélvico é importante para que os órgãos reprodutores femininos recuperarem o seu estado.

É importante que a mãe pratique algum tipo de exercício físico durante a gravidez, não só para prevenir problemas emocionais e físicos, como também para preparar o seu corpo para o momento do parto. Isso sim, se você está grávida e quer começar alguma atividade, é aconselhável que consulte o seu médico primeiro. Ele considera-se tanto a fase da gravidez em que você está, assim como o seu estado de saúde, mas, em geral, não há razões para que não se exercitem as mulheres grávidas.

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