Exercícios de Labirinto passo a passo para grávidas

Como fazer os exercícios de Labirinto durante a gravidez

Guiainfantil.com 04 de fevereiro de 2015

A incontinência após o parto afeta cerca de 30 por cento das mulheres, e as hemorróidas, a 50 por cento das grávidas. Ambos os problemas podem ser evitados fazendo os exercícios de Labirinto, cada dia, para fortalecer e tonificar os músculos do assoalho pélvico, que sustentam a bexiga, uretra, útero e o reto.

Como reconhecer os músculos do assoalho pélvico?

Para começar com os exercícios, é necessário que te manter-se focado nos músculos pélvicos, tentando não contrair outros músculos ao mesmo tempo. Também não é necessário que contenham a respiração. Para saber qual é o músculo que se deve contrair-se, sente-se no vaso sanitário e começa a urinar. Justo quando você estiver saindo da urina, é de reter a sua saída, todo o tempo que for possível, e, em seguida, você acaba de evacuar a bexiga. Ao reter o fluxo da urina, é quando você estará a contrair os músculos do assoalho pélvico. Se você pode fazê-lo sem esforço, é que você tem músculos pélvicos mais fortes. Faça este teste apenas para reconhecer os músculos; não a realize habitualmente como um exercício, mais já que poderia provocar uma infecção de urina.

Outra forma de identificação consiste em inserir um dedo limpo na vagina e tentar apretarlo. Se você notar algum movimento muscular é que fizeste com ele. Tenta repetir tantas vezes por dia quanto puder, começando por cerca de 50 até atingir as 300 por dia. À medida que a musculatura está mais enfraquecido, você poderá notar que apertam mais.

Os exercícios de Labirinto,

Até que domina a técnica, é preferível que se você treina deitada de barriga para cima com os joelhos flexionados e sem arquear a zona lombar para que toda a pessoa está apoiada no chão. Tenta imaginar como tiras de músculos para cima. Faça isso lentamente, concentrándote até não aguentar mais. Aguenta, respirando calmamente, volta à posição inicial e relaxe. Repita umas 15 vezes.

Existem várias formas de fazer os exercícios do Labirinto:
1. Lento. Consiste em segurar a contração muscular. Aperta os músculos puxando-os para cima, contráelos e mantenha-os assim enquanto conta até 5 respirando suavemente. Então, relájalos durante 5 segundos, e repita a série 10 vezes. Tenta aumentar progressivamente o tempo de contração e relaxamento. Começa por 5 segundos, em cada caso, até chegar a 20. Quanto mais tempo conseguir aguentar a contração dos músculos, mais fortes se tornarão.
2. Rápido. Trata-Se de pegar velocidade apertando e relaxando os músculos tão rapidamente como você pode, durante 2 ou 3 minutos. Começa com 10 repetições, quatro vezes por dia até atingir as 50 repetições diárias.
3. O elevador. Consiste em realizar a contração muscular, por etapas, realizando 5 pequenas contrações para cima e outras 5 para baixo (nunca mais de 5), segurando um segundo em cada planta ou estágio. O exercício requer concentração para não usar os músculos abdominais e uma respiração pausada, mas os resultados são muito bons.
4. A onda. Trata-Se de contrair esses músculos da frente para trás e relájalos de trás para frente. Para realizar o exercício deve ter em conta que alguns músculos do assoalho pélvico estão dispostos em forma de oito, com três anéis cada. Um anel situa-se ao redor da uretra, outro ao redor da vagina, e o último ao redor do ânus.

Quando fazer os exercícios de Labirinto, na gravidez?

Os exercícios são fáceis e podem realizar-se em qualquer momento do dia, em apenas alguns minutos. Faze-os enquanto trabalha, na paragem do autocarro, cozinhando ou quando quiser. Ninguém se dará conta de que está fazendo. Quando você começar a executá-los, podem parecer desconfortáveis e raros, mas logo você verá que poderá levá-los a cabo sem problemas. Ao princípio, ao praticar o exercício lento, você pode notar que os músculos não querem ficar contraídos. Também é possível que você se canse rapidamente com o rápido. Mas, se perseverares, você verá que em poucos dias não se deve originar qualquer esforço. Repita os exercícios umas 20 vezes, aproximadamente, em cada sessão e, faça, pelo menos, três vezes ao dia.

Marisol Novo.

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