O consumo de gorduras na gravidez

Durante a gestação há que reduzir, mas não eliminar, a ingestão de gorduras

Alba Caraballo FolgadoEditora jefe18 de julho de 2016

As gorduras constituem um dos nutrientes essenciais durante a gravidez, para o desenvolvimento do bebê. A dieta da grávida tem de ser equilibrada e conter uma variedade de alimentos. Não se deve fazer, portanto, dieta de emagrecimento durante a gravidez e muito menos eliminar as gorduras já que são as reservas de energia do organismo e devem representar cerca de 30 por cento do consumo diário.

Tipos de gorduras na gravidez

Identificar e conhecer os diferentes tipos de gorduras na gravidez te ajudar a escolher aquelas que são benéficas porque envolvem órgãos vitais, transportam vitaminas, ajudam na formação de hormônios ou constituem uma fonte de energia essencial aquelas que não trazem vantagens associadas e, fundamentalmente, elevam o colesterol ou triglicéridos.

Gorduras saturadas da grávida: consumidas em excesso aumentam o nível de colesterol, pelo que há que limitar o seu consumo ao máximo, mas nunca acabar com ele completamente. Estão presentes na manteiga, creme de leite, bacon, chocolate ou a gordura da carne. Um excesso de gorduras saturadas vão fazer você ganhar peso rapidamente.

Gorduras insaturadas: é importante que consumas estas gorduras durante a gravidez, já que protegem os vasos sanguíneos. São de dois tipos: as gorduras monoinsaturadas presentes no óleo de oliva e nozes e as gorduras poli-insaturadas, que são encontrados em peixes oleosos, margarinas vegetais 100 por cento vegetais ou o óleo de fígado de bacalhau. As gorduras poli-insaturadas incluem as de tipo omega3, um tipo de gordura que não pode fabricar o corpo humano e é conveniente que ingieras através da alimentação. O ácido omega3 é importante para o desenvolvimento cerebral e ocular do bebê.

As necessidades de gorduras da grávida

É conveniente manter uma dieta saudável durante a gravidez que contém os diferentes tipos de alimentos. Os nutrientes presentes nos alimentos ajudam no desenvolvimento do bebê e um desses nutrientes são gorduras.

Uma mulher vai ganhar ao longo das 40 semanas de gravidez, em torno de 500 gramas de ácidos graxos. A maior procura destes ácidos graxos ocorrerá no segundo e terceiro trimestre, devido ao aumento das mamas para se preparar para a amamentação, o crescimento do útero, a placenta e o desenvolvimento do feto.

É conveniente tomar, pelo menos, quatro vezes por semana de peixe, rico em ácidos gordos omega3 assim como azeite de oliva e nozes. Por outro lado, convém evitar as gorduras durante a gestação que estão presentes na pastelaria industrial e snacks.

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