O crudiveganismo na infância

Como afeta o crudiveganismo na alimentação de crianças

Carlota Reviriego Nutricionista01 de agosto de 2016

O crudiveganismo é uma corrente dietética que consiste na ingestão exclusiva de alimentos de origem vegetal que não tenham sido cozidos por cima de, aproximadamente, 50°C, uma vez que, segundo dizem seus seguidores, a partir desta temperatura, os nutrientes se vêem alterados.

Enquanto há registro de que o homem pode viver seguindo uma dieta vegetariana, os achados de utensílios para cozinhar os alimentos após a descoberta do fogo, põem de manifesto que o homem sempre consumido alimentos cozinhados. Talvez os nossos antepassados pré-hominídeos, se consumam uma dieta baseada em alimentos crus, e, talvez, também vegana, mas, por não ter provas, o crudiveganismo é, hoje, uma dieta em vias de experimentação.

Vantagens da dieta vegan cru na infância

Como vantagens na infância, o crudiveganismo apresenta algumas. Por exemplo:

– Com exceção da vitamina B12,a contribuição do resto de vitaminas costuma estar praticamente garantido, mas para garantir um bom aporte de minerais, devem ser ingeridos não só fruta (frutarianismo ou frugivorismo), mas também legumes, frutos secos e sementes.

– Além disso, você evita o problema da obesidade, tão frequente na sociedade atual, já desde a infância, e evitar comida lixo, os doces e bolos, além dos doces e outras fontes de calorias vazias.

Desvantagens da dieta vegan cru em crianças

No entanto, os inconvenientes também há que tê-los presentes.

– A infância e a adolescência são fases da vida em que as necessidades energéticas são muito elevadas, e esta energia, calorias, obtém-se apenas de gorduras, carboidratos e proteínas, com pouca presença nos alimentos de origem vegetal.

– Embora alguns alimentos em cru, como os abacates, ou os frutos secos e sementes podem fornecer quantidades significativamente superiores de macronutrintes às de uma salada, continuam a ser inferiores às de, por exemplo, uma batata cozida ou um prato de arroz integral. Devido a isso, e dado o pequeno tamanho do estômago de uma criança, estes se vêem obrigados a comer muitas vezes para satisfazer suas necessidades energéticas, em ocasiões mais de uma dúzia de vezes por dia, aumentando o risco de cáries, já que alimenta as bactérias causadoras de cáries (Streptococcus mutans), quase de forma constante.

– Além disso, a celulose, o açúcar, da maioria dos vegetais, não é digerível, já que carecemos de celulase, enzima responsável por quebrar o polissacarídeo, o que, a longo prazo, podem aparecer barrigas inchadas e com excesso de flatulência ao consumi-la em grandes quantidades.

– Embora o aporte protéico não é tão relevante na idade adulta, convém salientar que a quantidade de uma proteína de alto valor biológico é de grande importância na infância e adolescência, além de durante a gravidez e a amamentação, já que são imprescindíveis para a formação e o desenvolvimento de tecidos.

Alternativas para a dieta vegan cru na infância

Se bem que alguns estudos revelam possíveis benefícios do crudiveganismo na idade adulta, uma alternativa mais saudável a esse tipo de dieta, que seria benéfica a infância e a adolescência, além da gravidez e a amamentação, pode ser:

– Uma dieta baseada em frutas e verduras cruas, além de outras feitas, como batatas, feijão verde e outros vegetais de folhas verdes como espinafre e acelga.

– Consumo freqüente de leguminosas e cereais integrais, como o arroz ou quinoa.

Utilização de frutos secos e sementes como aporte calórico extra quando a comida seja maioritariamente vegetal.

Suplementação artificial de vitamina B12.

Dieta vegetariana para crianças é recomendado?

Promovido

A resiliência é a capacidade do ser humano para enfrentar qualquer situação, mesmo as mais adversas, de forma positiva.

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