O exercício aquático na gravidez

Dicas para fazer hidroginástica na gravidez

Guiainfantil.com 10 de agosto de 2015

O exercício aquático na gravidez é perfeito para o condicionamento físico da mulher, e um dos que apresenta um menor risco. Em aulas de aeróbica ou hidroginástica para grávidas, praticam programas de exercícios iguais ou muito parecidos para as aulas de aeróbica com a diferença de que, dentro da água, o peso corporal diminui em até 90 por cento. Deste modo, reduz-se o impacto sobre as articulações e a intensidade aeróbica do próprio exercício, já que se trata de uma classe destinada a mulheres grávidas.

As vantagens do exercício aquático para as grávidas

Muitas mulheres, e mais quando é a primeira gravidez, medo de fazer qualquer esforço ou exercício onde haja perigo de queda ou dano ao bebê, e que optam por deixar de fazer qualquer atividade, e passar a doce espera sentadas no sofá.

Estar grávida não é estar doente e a inatividade pode ser muito prejudicial, tanto para o bebê como para a mãe. A mulher grávida tem de manter-se ativa, se as cirscunstancias o permitem, durante toda a gravidez. O exercício físico na gravidez irá gerar muitos benefícios, entre os quais se encontram o alívio da dor próprio de alterações morfológicas ou os consabidos problemas circulatórios e uma melhor preparação para o parto, até uma rápida recuperação física.

A água é um meio perfeito e seguro para condicionar o corpo. O fato de que a água seja um meio-leve, permite realizar posições e movimiemtos que fora dela não se poderia fazer, ou se se pudesse, são feitas com maior risco.

Alguns estudos têm demonstrado que o exercício na água reduz a tensão térmica, ou seja, mantém a temperatura corporal materna dentro dos níveis seguros para o feto. Enquanto está na água, a sensação de leveza e a diminuição de pressão ou sobrecarga artícular e muscular, fornece um alívio físico e mental para a futura mamãe.

A pressão da água sobre o corpo funciona como uma massagem na gravidez, o que favorece a circulação do sangue. A resistência da água ajuda a tonificar a musculatura de braços, pernas, costas, abdominais e falta de gravidade, da água permite a realização de uma multidão de movimentos livres e seguros, resultanto ao mesmo tempo, uma atividade lúdica e divertida, que o ser aeróbica, evita o excesso de peso, melhora o sistema cardiorrespiratória e dota a mãe de uma maior resistência ao esforço.

Todos esses benefícios físicos também favorecem uma atitude psicológica mais positiva, ajudam a diminuir os níveis de ansiedade e favorecem o descanso.

Recomendações para a prática de hidroginástica na gravidez

1. A partir do segundo trimestre, o risco é menor. Consulte o seu médico antes de fazer qualquer tipo de exercício.

2. As aulas coletivas evitam o absenteísmo. Sempre é mais divertido e evita o absenteísmo, realizar a atividade em um grupo pequeno que só e sempre sob a supervisão de um profissional.

3. A periodicidade deve ser alternada. É melhor ir três vezes por semana com um dia de descanso mínimo entre as sessões, cuja duração máxima deve ser de 50 minutos, que prontamente e sessões de maior duração.

4. As batidas não devem exceder 150 batimentos por minuto, mas consulte antes com seu médico qual é o seu nível ideal.

5. Há que evitar o esgotamento. A fadiga é prejudicial para o bebê e é muito importante fazer um aquecimento suave e deixar um tempo no final para o alongamento e relaxamento.

6. Se, durante a prática se sente algum mal-estar, tontura ou aumento de temperatura, há que abandonar o exercício e descansar. A ingestão de líquidos antes, durante e depois do exercício é fundamental para evitar a desidratação e cãibras.

7. Evite mudanças de temperatura, as correntes de ar e o frio. Após a sessão é aconselhável tomar banho e secar bem para manter o corpo temperado e evitar os resfriados.

8. A temperatura da água deve estar entre 28 e 31 graus. Nesta temperatura há a realização de exercícios mais agradável e ajuda a relaxar.

9. O único requisito para a prática deste exercício é que não tema a água, pois não é necessário que você saiba nadar. Diferentes elementos complementares, como os cintos de flotação podem ajudar a manter o equilíbrio e uma postura reta.

10. Cada mulher é diferente assim como cada gravidez. Cercar-se de profissionais da saúde e do esporte, trazem segurança e tranquilidade para a futura mamãe.

Marián Zamora Saborit
Fisioterapéuta. Técnico em Pilates
Psicomotricista na Educação Infantil
Blog de Marián Zamora

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