O sono durante a gravidez. Dicas para dormir bem

Como conciliar o sono durante a gravidez. Felizes sonhos para a grávida

Estefânia EstebanResponsable Multimedia29 de agosto de 2018

Os transtornos do sono são muito comuns durante a gravidez. Uma das queixas mais frequentes durante o primeiro trimestre de gestação é a alterações que ocorrem no sonho da mulher. Se sentem mais cansadas e com mais sono durante o dia, o que acaba por modificar o sono noturno. Tanto a quantidade como a qualidade do sono durante a gestação, costuma alterar-se.

12 dicas para melhorar o sono durante a gravidez

O aumento dos níveis hormonais, bem como fatores a considerar, como a diabetes, a obesidade, as moléstias próprias da gravidez (náuseas, dores de cabeça…), as mudanças no corpo (peso da barriga, inchaço…), e outros, fazem com que a mulher se sinta muito mais irritante para conciliar o sono.

É muito importante, na fase gestacional, a mulher, desde o princípio, mantenha hábitos saudáveis no sonho. Para ajudá-los a ir para a cama e dormir como deve ser, a Fundação Nacional do sono dos Estados Unidos, oferece algumas dicas para que a mulher considere antes de ir para a cama.

1. Lado esquerdo
No terceiro trimestre, dormem sobre o lado esquerdo do corpo para permitir um melhor fluxo de sangue para o feto, o útero e rins. Evite deitar-se de costas durante um longo período de tempo.

2. Líquidos
Tomar muitos líquidos durante o dia, mas nunca antes de deitar, para evitar ter que se levantar para ir ao banheiro.

3. Azia
Para prevenir a azia, evite consumir comidas muito picantes, alimentos ácidos (como os produtos de tomate), ou frituras. Se a acidez é um problema, é aconselhável dormir com a cabeça elevada sobre almofadas.

4. Exercício físico
Faça exercício físico regularmente para ajudar a manter-se saudável, melhorar a circulação e diminuir as dores, o inchaço e as dores nas costas e nas pernas. A natação é um exercício muito recomendado para a gravidez.

5. Refeições ligeiras
Consome com frequência algumas refeições ligeiras (bolachas salgadas, frutas secas, frutas…) ao longo do dia. Isso ajuda a evitar as náuseas por manter o estômago cheio.

6. Almofadas
Use travesseiros e colchões especialmente desenhados para mulheres grávidas. Isso pode ajudar a dormir melhor. Você também pode usar almofadas regulares para apoiar o seu corpo. Uma entre as pernas para aliviar a coluna e outra sobre as lombares.

7. Cochilos
As sestas são altamente recomendados durante a gravidez. Uma pesquisa da Fundação revela que 51 por cento das mulheres grávidas ou recém-grávidas consegue fazer uma sesta durante a semana, e 60 por cento há um cochilo de pelo menos aos fins-de-semana.

8. Relax
Aprenda a relaxar com as técnicas de relaxamento e respiração, como o yoga, o que também pode ajudar quando começam as contrações.

9. Banho quente
Um banho ou uma ducha quente antes de se deitar pode ser útil para a mulher grávida.

10. Insônia
Fale com o seu médico se tem problemas de insônia persistente.

11. Desligue
Evite utilizar aparelhos eletrônicos (computadores, celulares…) horas antes de ir para a cama.

12. Massagem
As massagens também são muito eficazes para relaxar a mulher grávida. São recomendados após o banho ou duche. Há óleos que, além disso, nutrem a pele da grávida. É importante que o sono seja uma das principais prioridades da mulher durante a gravidez, porque uma vez que o bebê tenha nascido, seu sono será com freqüência interrompido.

As mães dão de mamar e os que têm os bebês que acordam com frequência durante a noite deve tratar de dormir uma sesta com seus bebês. Compartilhar com o seu parceiro o cuidado do bebê na medida do possível, especialmente durante a noite, é importante para a saúde da mãe, sua segurança, desempenho e vitalidade.

Fonte consultada:
– Fundação Nacional do sono dos Estados Unidos.

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